Piloto sobrevive a acidente com aeronave agrícola em Correntina, Bahia

Piloto sobrevive a acidente com aeronave agrícola em Correntina, Bahia

No último sábado (25), um acidente envolvendo uma aeronave agrícola foi registrado em Correntina, no oeste da Bahia. O avião, modelo Ipanema 203, utilizado para pulverização de pastagens, colidiu com a fiação de uma rede elétrica durante o procedimento e caiu em uma fazenda da região.

O piloto, um jovem de 25 anos natural de Paranaíba (MS), foi retirado da aeronave por funcionários da fazenda, que temiam o risco de incêndio. O Corpo de Bombeiros de Goiás foi acionado e, após percorrer mais de 200 km até a cidade de Posse, uma equipe de resgate chegou ao local. Ao encontrarem o piloto, ele estava consciente e orientado, mas apresentava lesões graves.

De acordo com os bombeiros, o homem sofreu escoriações na perna esquerda, uma fratura exposta na perna direita, suspeita de fratura no ombro esquerdo e sangramento na cabeça. Ele foi imobilizado no local e transportado para o Hospital Municipal de Posse, com o apoio do Samu, onde recebeu os primeiros atendimentos.

O modelo da aeronave, o Ipanema 203, é fabricado pela Embraer e tem sido amplamente utilizado no setor agrícola brasileiro há mais de 50 anos. Com capacidade de pulverizar até 200 hectares por hora, o avião tem 8 metros de comprimento, 13,3 metros de envergadura, pesa cerca de 1.900 kg e utiliza etanol como combustível.

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.